sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM


Bom dia alunos, hoje é dia de (SÓ) descansar bastante, mas como ainda há alguns desesperados vou repetir o que falamos durante o ano todo, o ENEM, traz questões que priorizam o raciocínio analítico e crítico. Portanto, não adianta decorar todo o livro de Geografia, e nem os nomes dos afluentes do rio Amazonas. Você vai ter que mostrar que realmente aprendeu aquela “matéria chata” não pela decoreba, mas pelo seu verdadeiro interesse. A prioridade do ENEM é avaliar a capacidade para resolver problemas. Em vez da matéria, o que vale são as competências e habilidades dos candidatos.
Então selecionei alguns temas importantes para a prova:
- Problemas urbanos (violência, habitação etc.);
- Agropecuária brasileira (estrutura fundiária e áreas de produção);
- Questão ambiental (o que inclui desmatamento, assoreamento, aquecimento global, erosão etc.) são os temas mais abordados, o que abre a possibilidade de abordagem de temas como a Rio+20 e o Código Florestal.
- Crise alimentar (Ligação com o petróleo);
- Floresta Amazônica e Cerrado (agronegócio);
- Fontes de Energia
- Relações Sociais nas Tendências Trabalhistas
- Teorias demográficas: Malthus, Reformista e Neomalthusiana.
- Xenofobia / imigração
- América do Sul ( Fique atento para as FARCs na Colômbia/eleições na Venezuela/ economia do Chile e principalmente a da Argentina
- Continente africano tem ficado fora do ENEM, quem sabe venha esse ano. Destaque para região Norte (Primavera Árabe).
Para se sair bem no ENEM é preciso saber pensar (use do bom censo, da lógica…enfim use sua inteligência), se conseguir fazer isso, sucesso garantido na prova.
Acredito na sua capacidade e estou torcendo muito muito muito por todos vocês!!!!